Em 2016 uma parceria com a artista Panmela Castro trouxe para Búzios diversos grafiteiros consagrados. @Piá_transborda foi o artista que, ao lado de Panmela Castro inaugurou o programa Hip Hop da @babbienal daquele ano, realizando um grande painel na pista de skate em Geribá.

Em meio às comemorações dos 15 anos da bab bienal vamos relembrar aqui trabalhos artísticos que tatuaram a cidade de Búzios de forma singular. Aqui as marcas do @caligrapixo na Orla Bardot, em 2015.

bab no fim do mundo 2022

Em breve as novas parcerias da bab bienal irão possibilitar que os projetos desenvolvidos no programa de residência artística, em Búzios sejam apresentados e vistos por diversos públicos. A babMÓVEL, que tem a função expositiva é o Cubo Branco em movimento. Nele, além de projetos experimentais dos residentes, são propostas curadorias a parir do acervo da babGALERIE. Para comemorar os 15 anos da bab bienal foram convidados os artistas Ricardo Becker, Marta Jourdan e Ana Hortides que já tem espaço reservado na itinerância. Mas a primeira mostra fica por conta de Anna Bella Geiger que tem seu álbum Lunar editado em parceria com a babEL artmag que volta em formato digital com conteúdo gratuito e a opção de impressão on demad pra quem gosta de colecionar. A obra em destaque é de Sophie Taueber-Arp, ‘Four Spaces with broken cross’, de 1935. O projeto da babMÓVEL foi desenvolvido em parceria com @incontainer

o tempo estanca bab bienal residência artística

POREMAIL Anna Bella Geiger - Brazilian Art Pioneer - Frans Hals Museum.|. Querido(a) amigo(a), Inaugurei na ultima semana a minha individual "Anna Bella Geiger - Brazilian Art Pioneer" no Frans Hals Museum em Haarlem, Holanda, que pode ser visitada ate 21 de agosto de 2022.|.

GUTO CARVALHONETO Rio São Francisco, na cidade de Paulo Afonso, a paixão pelo desconhecido trouxe Guto até o Rio de Janeiro, cidade que escolheu para viver e expressar a sua forma estar no mundo. No inicio da sua trajetória profissional, Guto teve oportunidade de passar pelo varejo de moda e pelo visual merchandising antes mesmo de ingressar no curso de design de moda e completar sua formação acadêmica. Logo após, decidiu aprofundar seus estudos em Paris. Em 2011, como consequência da sua relação com moda, consumo, construção, durabilidade e estética e com sua vontade de criar roupas em seus próprios termos nasce o atelier.

Quem é Rebeca Lockwood responsável pelas receitas que apreciamos na babEL artmag? Chef de cozinha formada pelo Instituto Le Cordon Bleu Paris, em 2002, a brasileira Rebecca Lockwood mudou-se de vez para Paris em 2016. Rla trabalha muito com produção para eventos com menus personalizados tendo entre clientes empresas como Meet My Mama, Givenchy, Chanel, Amazon, 2Portzamparc, Loreal, Hoba Paris, Fórum Global de Mulheres, Forum de Paris pour la Paix, Togezer, Engie, Fédération Française de Tennis, Prisma Media, NetExpo Talents, entre outras. Em 2021 lançou pratos na rede de supermercado Monoprix, como o salmão ao molho de maracujá. Também lançou em todos os supermercados da França um escondidinho de frango com creme de milho para as crianças pela marca Blédina. Ainda em 2021 completou uma residência de três meses como chef no restaurante For The Love Of Food por conta do prêmio ganho no ano anterior onde declinou em todos os pratos a mandioca, um dos seus ingredientes fetiche. Em 2020 participou do livro “37 Recettes anti-gaspi" do Refettorio Paris junto com grandes chefs como Mauro Colagraco, Michel e César Troisgros, Alessandra Montagne, Cédric Grolet, etc, depois de fornecer milhares de refeições aos mais necessitados durante o primeiro confinamento por causa da crise sanitária da Covid 19. Em 2019 participou da primeira edição do Top Chef Brasil e participou da exposição icônica COOKBOOK 19, curadoria de Nicolas Bourriaud e Andrea Petrini. De 2017 à 2018 foi chef particular da cantora Madonna. No Brasil se formou como jornalista e por conta das suas pesquisas que reunem a gastronomia e a arte, foi professora num curso na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Também foi chef proprietária do restaurante Abaporu em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Retornamos da longa quarentena - agora que parece que voltamos ao “normal” - para comemorar os 15 anos da babbienal com: Enrica Bernardelli Rebecca Lockwood Denise Gadelha Ana Hortides Roberto Cabot Ceija Stojka Rodrigo Pinheiro Pedro Geiger Opavivará! Sylvia Werneck Laura Marsiaj Mônica Villela

“Obtive as fotos originais da NASA em 1970 e comecei a transformá-las através do processo de fotogravura.”…Após 2 anos de erros e acertos obtive esse resultado que considero o mais complexo de minha trajetória.” Anna Bella Geiger

A babEL Galerie, o container no.1 do projeto babMÓVEL, está pronta para comemorar os 15 anos da bab bienal

ESQUERDA VOLVER!!! Um texto e receitas inéditos da Chef Rebecca Lockwood na próxima edição de babEL artmag

O projeto educativo da ArtRio | ArtSampa chega em São Paulo! O ArtSampa Educação leva o projeto, que acontece entre os dias 3 de março a 20 de junho, a cinco shoppings do estado com o objetivo de democratizar o conhecimento e o acesso a arte. No formato de uma exposição interativa e gratuita, a ação tem também atividades direcionadas para crianças nos fins de semana, além de agenda de visitação escolar. A estreia será no shopping Plaza Sul, em 3 de março. Na sequência, o projeto chega aos shoppings Metrópole, Campo Limpo, Taboão e D. Pedro Campinas. O ArtSampa Educação tem curadoria da museóloga e professora de arte Libia Schenker. A mostra se desdobra em dez totens que contam os principais períodos da história da arte, do Renascimento ao Expressionismo Abstrato, reunindo nomes como Monet, Cézanne, Picasso, Matisse e Miró. São 10 totens que trazem informações sobre o movimento artístico através de imagens de obras emblemáticas de grandes artistas e uma locução é da cantora Roberta Sá. Os totens são acompanhados por monitores que organizarão atividades educativas sobre os artistas e suas obras. (Ver agenda completa nos comentários)

A torre de Babel ganhou versão sonora animada pelo designer Cláudio Martins. Faça a sua!!!

A bab conta agora com mais um projeto para divulgação da arte e dos artista a babMÓVEL que está em fase final de acabamentos. São dois módulos um de 3x3x3m e outro 6x3x3m, respectivamente um espaço para exposições itinerante e o outro um módulo para residência.

SEMANA DE 22 | Em sintonia com o centenário da Semana de Arte Moderna, o MAM Rio anuncia a exposição “Nakoada”, que será aberta em julho no salão monumental do museu, com curadoria de Denilson Baniwa e Beatriz Lemos.

Instituto INHOTIM | Aproveite para vivenciar o encontro da arte e natureza no Inhotim. Desde de janeiro, o Instituto voltou a abrir às quartas-feiras. São cinco dias de visitação por semana: quarta a sexta-feira, das 09h30 às 16h30, e aos sábados e domingos, das 09h30 às 17h30. A compra dos ingressos continua sendo feita ,exclusivamente, online e o número de visitantes por dia limitado a 1.500 pessoas, seguindos todos os protocolos adotados para a COVID-19. Uma das exposições, a coletiva, “Deslocamentos”, na Galeria Fonte, articula trabalhos pensando processos de representação de lugares físicos e imaginados, com questões relativas à ocupação, ao compartilhamento e à migração entre diferentes territórios, e conta com obras de Cerith Wyn Evans, Gordon Matta-Clark, Jorge Macchi, Matheus Rocha Pitta, On Kawara, Raquel Garbelotti, Rivane Neuenschwander, Rodrigo Matheus, Rubens Mano, Sara Ramo e Laura Lima(fotos). A experiência do deslocamento pressupõe a compreensão de que sair de um determinado lugar é um gesto que inaugura um percurso. O desafio de refletir sobre esse percurso remonta aos primeiros viajantes da antiguidade e, por consequência, aos primeiros estrangeiros. Representar o espaço e delimitar fronteiras que separam um território de outro; mapear regularidades, interseções e pontos de contato, mas também tensões e disputas; narrar encontros e trajetos. Contudo, desde as últimas décadas do século XX, as noções de espaço, território e fronteira, no contexto da globalização, alcançam novas definições e produzem novas materialidades e imaterialidades, mediadas pelo intenso fluxo de mercadorias, capitais e indivíduos. Deslocar-se passa a ter outro sentido, a provocar novas formas de registro. (Imagens obra de LAURA LIMA)

O mais novo projeto da bab é o babMÓVEL que está em processo de produção e resultado da parceria com a @incontainer. O novo projeto tem dois módulos um deles destinado a servir de residência para artistas e o outro para abrigar mostras e curadorias.

Presente do amigo @claudiomartins.ideiasplasticas e serve para anunciar que vem novidade por aí na @babelartmagazine

Em 1970, Anna Bella Geiger teve acesso a fotos lunares originais da NASA e, a partir daí, começou a intervir sobre estas imagens utilizando a gravura em metal, uma técnica utilizada por vários artistas e que remonta à Idade Média, mas permanece, em grande parte, desconhecida do público. No processo de trabalho da série Lunar, Anna Bella enfrentou desafios ao misturar técnicas como a fotogravura - um segmento da gravura em metal que consiste em transpor imagens fotográficas para a matriz de cobre para depois fixá-la no metal através do us o de ácidos corrosivos como o acido nítrico -, a clicheria e a serigrafia, gerando um trabalho 'híbrido' que ampliou o espectro visual das imagens nessa série de trabalhos que a artista considera como a “mais complexa de sua trajetória”.

Banco do chef de Chico Fortunato, babEL Galerie #babgalerie

OPAVIVARÁ! todo poder à praia! [all power to the beach!] - Cangaço Alalaô, 2013. OVR: Miami Beach Preview 2 – 3 dez 2020 Público [Public] 4 – 6 dez 2020 Para OVR: Miami Beach, apresentamos todo poder à praia! com trabalhos de Aleta Valente, Arjan Martins, Cabelo, Jarbas Lopes, João Modé, José Bento, Laura Lima, Marcela Cantuária, Maria Laet, Maria Nepomuceno, OPAVIVARÁ!, Rodrigo Torres e Vivian Caccuri. Onde a praia de Copacabana no Rio de Janeiro se transforma em nosso espaço temporário de exposição, e a arte se interconecta com a cidade e o mar. For OVR: Miami Beach, we present all power to the beach! with works by Aleta Valente, Arjan Martins, Cabelo, Jarbas Lopes, João Modé, José Bento, Laura Lima, Marcela Cantuária, Maria Laet, Maria Nepomuceno, OPAVIVARÁ!, Rodrigo Torres e Vivian Caccuri. Where Copacabana's Beach in Rio de Janeiro is transformed in our temporary exhibition space and arts conects with the city and the ocean.

Ensaio de Rodrigo Pinheiro para babEL 13

Siga-nos no Instagram